AVALIAÇÃO DO EDITOR
Design
8.5
Funcionalidades
8.0
Desempenho/Qualidade de imagem
7.5
Fluidez de movimentos
6.5
Conectividade
8.1

Especificações rápidas

Resolução4K
Taxa de atualização60 Hz
Input lag (atraso de resposta) no modo jogo~20 ms
Tipo de TVLED
PainelVA (Vertical Alignment)
Consumo de energia médio106 W
HDMI 2.0 (HDMI 1)
Wi-Fi Integrado
Bluetooth

Design

A KU6000 apresenta um design simples e cativante com as bordas na cor cinza com uma aparência escovada com aproximadamente 1,6 cm de espessura. A base possui formato em Y e apesar de firmar com segurança, a tv ainda balança um pouco quando o rack é movimentado.

Base em formato de Y

 

KU6000 Entradas

HDMI3
USB2
Video Composto (AV)1
Vídeo Componente (Y/Pb/Pr)1
Saída de áudio digital (óptica)1
Entrada de RF (antena/cabo)1
Ethernet (LAN)1

As portas e entradas de vídeo e áudio ficam localizadas no lado, facilitando a montagem da tv na parede.

Controle Remoto

A KU6000 possui um controle em formato de joystick na parte de trás no canto inferior direito servindo para mudar o volume, escolher a entrada de vídeo e navegar pelos menus. O controle remoto é bem compacto e contém um conjunto mínimo de botões com o intuito de simplificar o uso da TV.

Desempenho e qualidade de imagem

A imagem da KU6000 é muito boa com uma alta taxa de contraste, os tons de preto são bem profundos e cenas escuras são representadas nitidamente sem aquela aparência desbotada. O processamento de imagens para ajustar e reproduzir conteúdo de baixa resolução como 480p e 720p funciona muito bem, assim como conteúdo em 1080p – full HD e nativo 4k que apresentam imagens extremamente vívidas e nítidas.

Apesar da tv ser anunciada como HDR Premium e ser capaz de processar o sinal HDR na entrada HDMI 1, ela não consegue tirar proveito desse sinal por não possuir a luminância adequada, ou seja, apesar da KU6000 ser capaz de reproduzir conteúdo em HDR isso não significa que ela vai fazer isso bem. Devemos considerar que esta é uma tv de entrada com um preço bem econômico, então alguns recursos não possuem tanta qualidade quanto os modelos da linha SUHD da Samsung, em especial a KS7000.

Essa tv funciona muito bem para jogos ou para ser usada como monitor, com um tempo de resposta baixo (input lag ou latência) em torno de 20 ms no modo jogo mesmo em HDR, sendo uma boa escolha para quem curte jogos competitivos e que exigem uma rápida resposta do jogador.

Amostra de video 4K HDR

É importante lembrar que essa tv é anunciada com uma taxa de atualização ou Motion Rate de 120hz. Porém, essa tv é efetivamente 60hz e assim como outras tvs com essa taxa de atualização, este modelo apresenta um pouco de judder ao reproduzir filmes, efeito que se assemelha a perda de quadros como se o vídeo estivesse travando, mas não é nada crítico sendo que a maioria das pessoas nem percebe, além deste efeito poder ser reduzido nas configurações de imagem.

Recursos Smart

A KU6000 vem com a plataforma Tizen 2016 na versão 2.4, de forma geral a interface é fácil de utilizar e possui uma navegação intuitiva com as principais funcionalidades no smart hub, que aparece quando o botão home no controle é pressionado.

Samsung Smart HUB

 

A plataforma possui uma grande variedade de aplicativos, os mais populares como Netflix e YouTube vem instalados de fábrica e muitos outros podem ser instalados no menu de aplicativos. Um dos meus aplicativos favoritos, o Plex, não está disponível na região do Brasil, mas ainda assim é possível fazer o download ao alterar a região da tv.

Tizen Apps

Anúncios

Um detalhe um pouco chato é que se você desejar utilizar os recursos smart e conectar a tv à internet pode aparecer anúncios no smart hub. Durante os testes na região do brasil, não pude perceber nenhum anúncio, porém ao trocar a região para US, já de cara os anúncios começaram a aparecer, penso que é apenas uma questão de tempo até os anúncios aparecerem aqui na nossa região.

Smart HUB cartão de anúncio
Anúncio no canto esquerdo
Smart HUB cartão de anúncio em foco
Anúncio em foco

Variantes

A Samsung KU6300 possui a tela curva, enquanto o modelo analisado neste artigo possui tela plana.

TamanhoModelo
40"UN40KU6000
50"UN50KU6000
55"UN55KU6000
60"UN60KU6000
70"UN70KU6000

Conclusão

A Samsung KU6000 apresenta uma qualidade de imagem satisfatória e um bom conjunto de funcionalidades. Essa tv se destaca mesmo em jogos com um rápido tempo de resposta. Temos que levar em consideração que essa é uma tv 4k de entrada, então recursos avançados como HDR não apresentam uma qualidade tão boa quanto uma tv mais cara.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ótima análise…uma pergunta….como posso trocar a região da TV. Sou um usuário fanático pelo Plex e vivia frustrado por não ter esse recurso….

    Muito obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui